31 janeiro 2012

Hidratação da Pele e seus benefícios

Caros leitores e leitoras,
Venho falar um pouquinho da hidratação da nossa pele, um cuidado importantíssimo que, se formos avaliar jamais ficaríamos sem hidratar e nutrir a pele.
Se você pensa que a hidratação da pele não é importante se engana! É a hidratação que evitar a perda das propriedades de  regeneração e ressecamento da pele, que parece ser provisório mas, se descuidarmos, isso passará a ser crônico.Uma pele desidratada perde sua luminosidade e torna-se rugosa.Veja a foto abaixo, e perceba como é uma pele desidratada e hidratada.



Por isso eu digo e estou sempre comentando se a partir dos 18 anos comerçarmos a hidratar e nutrir a pele  possivelmente não teremos rugas... Veja foto de uma pessoa de 50 anos que não hidratou a pele quando era jovem.



Uma pele desidratada perde sua elasticidade,  tem aspecto opaco, tendência a descamação, além disso  pode ter sua função de proteção comprometida.Com tudo isso a pele desidratada fica bem mais frágil sujeita a irritações.
Nossa pele é formada por 3 camadas a epiderme camada superficial da pele, derme a camada protetora  e hipoderme a camada de gordura da pele.
A umidade é o que mais prejudica a saúde da pele. A água que provem do interior das 3 camadas da pele (Epiderme, Derme e Hipoderme) mantem toda a pele hidratada através do manto hidrolipídico que tem sua função de evitar a evaporação excessiva de água, com isso acaba ajudando a pele a lutar contra o ressecamento e umidificação.
Mesmo com a ajuda do manto hídrico a pele precisa da nossa ajuda. É para isso que estou aqui hoje postando esse post, para que tenhamos consciência do mal que causamos a nossa pele.
Com o passar do tempo, vai havendo uma diminuição de proteínas responsáveis pelas fibras ( colágeno e elastina ) produzido na estrutura da pele (Derme) e com isso passa a surgir as linhas finas de expressão, normalmente a patir dos 30 anos.Cuidado redobrado hein!!!!
O importante é evitar o ressecamento da pele, mantendo o mato hídrico equilibrado  e recuperando a vitalidade Cutânea.

Segue uma lista de cuidados para prevenir o ressecamento da pele, basta agora você seguir ou não:

  • Beber bastante água no mínimo 2 litros por dia, tenho que confessar que ainda não consegui fazer isso mas, vou conseguir.
  • Proteger diariamente sua pele do sol usando filtro solar que, com o uso diário acaba ajudando a hidratar a pele. Além de vários outros beneficios que já falei aqui no blog (Pele blindada ...) Isso eu não vivo sem!!;
  • Não abuse do banho muito quente, evite o uso de sabonete em demasia e de buchas várias vezes ao dia.Cuidado com os exageros!!! Para quem toma muitos banhos ao dia o uso do sabonete mais de uma vez só nas partes que não tenha oleosidade e dobras;
  • Tenha o hábito de usar hidratante tanto para o corpo quanto para o rosto diariamente (lembrando que são produtos diferentes )
  • Evitar uso de produto que contenham álcool pois isso pode ajudar a ressecar a pele;
Atenção! O ressecamento da pele algumas vezes podem também ser provocado por doenças que promovem descamações como: AtopiaPsoríase,Dermatite, e a Ictiose, e outras. Nesse caso o dermatologista irá diagnosticar a causa para dá inicio ao tratamento.

Espero que tenha gostado do post e o melhor, que tenha dado para você perceber a importância de hidratar e nutrir a pele.
 Deixe seu comentário Aqui! Diga-me qual os cuidados que você tem com sua pele para evitar a desidratação? 
Desculpa se tem algum erro de digitação mais é que estou com muito sono.

Obrigada por ler meu post e até a próxima!! Bye Bye!!Zzzzzzzz


Nenhum comentário: