Estética Facial

Hoje a estética facial no Brasil está cada dia mais avançada tanto na parte de tratamentos estéticos ou cirurgias plásticas. A medicina estética e a cirurgia plástica estão em constante evolução. No caso de cirurgias plásticas na face estão ficando cada vez mais naturais e com um grande aumento nas alternativas de combater o envelhecimento da face como as rugas e flacidez. A busca pela a juventude e o corpo perfeito provoca mudança cada vez mais rápidas nos tratamentos e cirurgias anti envelhecimento.
Antes tratamento de beleza era tratado com futilidade, hoje é tratado como a  buscar do seu "BEM ESTAR" . Tanto homens e mulheres estão cada dia mais preocupados com a aparência e interessados em se cuidar! Nada mais natural não é mesmo!? E não é só para quem tem dinheiro, hoje no mercado existe muitos cosméticos com preços acessíveis.Não tem desculpa para não cuidar da face... muitos se preocupa em cuidar do corpo esquecendo a face, só que o seu rosto é seu cartão de visita. Pois, é na face que mostramos nossas expressões (tristeza, dor, felicidade,decepção, raiva...) e também a nossa idade, sim, porque avaliamos a idade de uma pessoa pela sua face não é mesmo? Tem pessoas com 30 anos que parenta ter 23 anos como também tem pessoas de 18 que aparenta ter 25. Por isso, vamos começar a tratar da nossa face desde de já! Como já falei antes, se a partir dos 18 anos começarmos a hidratar e nutrir a pele possivelmente não teremos rugas.
Veja alguns dos tratamentos mais usados na parte de estetética e cirurgias plásticas:


Parte de esteticista:
Limpeza de pele profunda:  higienização da pele, removendo os cravos, células mortas, desobstrução dos poros, melhora a oxigenação, descongestiona a pele, controle da oleosidade. (Utilizamos alta frequência, ionização, vapor de ozônio);


Hidratação e Nutrição: Importantíssimo!!!!renovação da pele, devolvendo  a umidade, ajudando a manter o equilíbrio de água adequada para a pele, evitando assim o  ressecamento. Com produtos ativos que ajudam a levar nutrientes para a pele promovendo a regeneração, proteção e conservação da pele. Prevenindo o  envelhecimento Cutâneo e precoce.  

Revitalização com diamante : combate os radicais livre com efeito descongestionante, restaurando e nutrindo a pele desvitalizada com vitaminas e minerais . Ajuda na produção de colágeno, pois provoca uma escamação na pele acelerando a produção do colágeno;

VinhoTerapiatratamento energizante que ajuda a combater a fadiga cutânea e as suas consequências visíveis sobre a pele, graças a uma ação desintoxicante, age profundamente na pele protegendo-a da ação dos radicais livres, proteção contra: a contaminação ambiental, das agressões climáticas, do cansaço, fumo e do stress.Contém complexo peptídico (Extratos da uva e do vinho). 
Fototerapia: Tratamentos feitos através de fotoquímicos que não são abrasivo, não queimam e não provoca dano a pele. É utilizado diodo que emite uma luz de LED (Azul, vermelha e amarela) que estimula, inibe determinadas atividades da células favorecendo o e rejuvenescimento. É indicado para acne, rejuvenescimento e discromias.
Micropultura: Reduz  linhas de expressão; 

Eletrolifting: Fortalecimento muscular ajundando na flacidez da face;

Lifting: Regeneração da pele, tornando uma pele mais firme e iluminada, devolvendo o tônus e viço da pele eliminando o aspecto de cançado da fisionomia da pele, hidrata e nutri proporcionando um efeito tensor, realizado através de cosméticos de última geração de uso profissional que induzem a produção de elastina e colágeno.

Peeling: Atua com eficacia no tratamento de rejuvenescimento da pele, tratando cicatrizes de Acne, flacidez, rugas finas e eliminação de manchas. ajuda na produção de colágeno e elastina. 




Figura 1Dermabrite é um aparelho de fototerapia po leds (Diodos Emissores de Luz). A Fototerapia por LEDs atinge as camadas mais profundas da pele transportando energia para as células através de irradiação eletromagnética de baixa freqüência. A Fototerapia não é invasiva nem ionizável, não emite raios UV, não causa aumento da temperatura da superfície da pele (epitélio), permitindo assim um resultado gradativo, seguro e indolor. 
Dermabrite utiliza raios de luz azul de baixa frequência com ação bactericida. Indicado para aplicação no rosto e corpo para auxiliar na redução da acne e manchas de pele. Tratamento de redução da acne ativa.
Dermabrite recupera a sua confiança, revela a verdadeira beleza de sua pele e reconstrói a sua auto-estima. Liberte-se e descubra um novo mundo sem marcas! 
Diodo é um componente eletromagnético composto de cristal semicondutor de silício envolto numa película cristalina que quando submetido a uma corrente elétrica emite luz (energia).
Efeitos Biológicos: Fotoestimulação – Fotoregeneração - Dermotonificação
Luz Azul  – A irradiação da luz azul tem ação bactericida, oxigenante e cicatrizante. Na acne ativa, tem efeito fotodestruidor da bactéria propionibacterium acnes, agindo diretamente na excessiva produção de gordura inibindo o excesso de secreção sebácea, auxiliando na oxigenação e na regeneração do tecido. 
Luz Vermelha- - A irradiação da luz vermelha possui efeito bioestimulante, regenerador e antiinflamatório. Os termo-receptores absorvem essa energia e reagem aumentando a capacidade de produção dos fibroblastos, havendo maior regeneração de colágeno, reativando as células, aumentando sua permeabilidade e a dermotonificação cutânea. Favorece o rejuvenescimento facial, a tonicidade da pele, minimizando linhas de expressão, melhorando a qualidade da pele.
Luz Amarela  – A irradiação da luz amarela tem propriedades drenantes e desintoxicantes, melhorando a circulação sanguínea e linfática, minimizando edemas, estimulando a presença de água, e tem efeito calmante nos casos de vermelhidão causada por rosácea.



Figura 2 - O Equipamento Face Care Maleta é o único equipamento do mercado confeccionado em material plástico de alto impacto, conferindo ao mesmo além do design moderno e arrojado, leveza e dimensões reduzidas que facilitam o transporte.
Através dos seus recursos, permite atuar nos tratamentos de hidratação, nutrição e revitalização tissular, acne, capilar, assepsia em limpeza de pele, linhas de expressão, tonificação muscular e outros
Tratamentos:




  1. - Alta Freqüência: gera efeito bactericida, fungicida, bacteriostático, estimula a circulação local e acelera o processo de cicatrização.
  2. - Ionizador (iontoforese): auxilia a penetração de ativos de cosméticos para hidratação, nutrição etc.
  3. - Desincruste: redução do excesso de oleosidade de peles lipídicas e acnéicas.
  4. - Eletrolifting/galvanopuntura: atenuação de linhas de expressão facial e em estrias também.
  5. - Estimulador: isometria e tonificação muscular
Figura 3- O Dermotonus Esthetic é um moderno equipamento que utiliza tecnologia de microcontroladores, para aplicações com pressão negativa (dermotonia, endermologia, vacuoterapia), microdermoabrasão (nas técnicas de varredura da pele por jato não agressivo de micro cristais de óxido de alumínio) por meio do jateamento de óxido de alumínio (peeling de cristal) ou microdermoabrasão com caneta de ponta diamantada (peeling de diamante). O vácuo do Dermotonus Esthetic é regulável e indicado através de vacuômetro de 0 a -550 mmHg (pressão negativa) com possibilidade de escolha do modo de operação contínuo ou pulsado (repetição de pulsos de 10 a 50 pulsos por minuto, com duração off do pulso de 1 segundo).
Ao término do tempo programado, “bips” sonoros são emitidos e o vácuo é interrompido. Todas as funções tais como timer (tempo de aplicação), modo contínuo ou pulsado, número de pulsos/minuto são programadas por teclado de toque e indicadas em display de cristal líquido alfa numérico.
  • Efeitos fisiológicos da Microdermoabrasão:
De maneira geral, a microdermoabrasão ativa a micro circulação, estimula a produção de colágeno e elastina, aumenta a regeneração celular, afina a camada epitelial melhorando a aparência da pele. É muito utilizada nas aplicações faciais e corporais como: rugas, seqüelas de acne e queimaduras, pré-tratamento de Laser, cicatrizes superficiais e quelóides, complemento de cirurgias estéticas, etc.

  • Efeitos fisiológicos da Vacuoterapia:


Os efeitos de pressomassagens eliminam as toxinas acumuladas nas células, responsáveis por todas as manifestações inestéticas tão temidas: pernas cansadas, celulite, pele com aspecto de casca de laranja, etc. Entre outras vantagens, estimula e melhora a vascularização, permite desfibrosar e melhorar a pele, melhora a circulação sanguínea e linfática reduzindo o volume das células adiposas com maior eficácia que à massagem manual.
Contra-indicações gerais da Vacuoterapia:
Tumores cutâneos, reumatismos inflamatórios com febre, dermatoses, fragilidade capilar excessiva. Evitar o uso em pacientes cardíacos ou portadores de marca passos. Evitar a aplicação durante a gravidez, principalmente em região lombar e abdominal.

Contra-indicações gerais ao uso da Microdermoabrasão:
Diabetes descompensada, tatuagens, problemas de coagulação, dermatite, câncer de pele, lesões vasculares, herpes, uso de anticoagulantes, distúrbios de cicatrização, leões tegumentares acompanhadas de inflamação, gestantes, etc;



Obs.: lembrando que o esteticista só trabalha com a primeira camada da pele  a camada mais artificial da pele .Quando a pele está com lesões muito profundas,) então o esteticista encaminhará seu paciente ao um Dermatologista onde sim será avaliado e tratado com procedimentos mais abrasivos. Porque os esteticista só estão autorizados a trabalhar com ácidos até 5% acima disso só médicos especialistas. Ex.: se suas manchas são claras o esteticista consegue tratar se suas manchas são escuras daí não.Mesmo exemplo serve para as rugas, flacidez  ou qualquer dano que já  tenha atingido a Derme.


Parte de Cirurgias Plásticas:


Atenção! esses procedimentos deverão ser feitos em local propício evitando complicações.


Peeling:


Existe vários nomes de peelings  (diamente, cristal, fenol, caseiro, ultrassônico, laser, químico) vários!!! e apenas 3 tipos de peeling que podemos classificar em artificial, médio e profundo.  Uns mais abrasivos outros menos, mas, todos com a mesma função de renovação das camadas mais superficiais da pele ( a que agente consegue ver, tocar ).Mas, isso de mais e menos abrasivo vai depender do grau de lesão a ser tratada. Os peelings são classificados em:
Muito Superficial -  atingi a Camada Córnea. É indicado, para tratar  peles secas, com manchas muito artificial, cansadas, maltratadas e sem brilho.Realizado por esteticista e dermatologista.
Superficial -  melhorar a Epiderme, pode ser tratado por esteticista e médico especializado; trata finas rugas, acne ativa e manchas artificiais.
Médio -  age mais profundamente na Epiderme e deve ser realizado por médico especializado Dermatologista ; trata rugas, manchas, cicatriz de acne, sulcos e marcas de expressão.
Profundo - o nome já diz tudo né?! age profundamente na pele atingindo o máximo da lesão.Conhecido como o peeling de fenol.É o que apresenta melhor resultado no rejuvenescimento facial. Ele destrói toda a camada superficial da pele (epiderme).Por isso só deve ser feito por Dermatologista especializado e que já trabalhe com essa técnica.Tratamento indicado para envelhecimento total da pele e marca de acne muito profunda.  






Para que seja determinado a profundidade do peeling, deve contar com o grau da lesão, tipo de pele, localização e duração do contato com a pele, tipos de substância a ser aplicada.Tudo isso vai depender da profundidade que a lesão se encontra, o peeling deve atingir a profundidade exata da lesão para melhor eficiencia.Quanto mais abrasivo for o peeling, melhor o resultado,  mas maiores são os riscos e os cuidados que devem ser tomados no pós-peeling.Se o peeling for profundo anestesia pode ser local ou geral, dependendo da extensão da área a ser tratada, e o paciente pode retornar para casa no mesmo dia do procedimento ou no dia seguinte. A recuperação irá depender da profundidade tratada, com a formação de crostas que se desprendem após 4 a 10 dias. Durante 1 a 4 meses a pele ficará mais sensível e rosada, e durante este período é muito importante o uso de protetor solar e evitar a exposição ao sol. Dependendo do caso às vezes será ser feito mais de 1 sesão dando o intervalo determinado pelo médico para recuperação da pele (exceto peeling tratados com esteticista que são menos abrasivo e tem que ser feito no mínimo 10 sessões).






Preenchimento/Bioplastia :


A febre dos famosos e dos que tem pavor de "bisturi" e Academia (malhação)!!!Consiste em um implante biomateriais  (PMMA - polimetilmetacrilato) em várias parte do corpo. 
A bioplastia (preenchimento) conhecida também com a cirurgia sem corte utilizada para modelar o rosto e corpo. A BIOPLASTIA é utilizada para recuperação de volumes perdida pelo processo de envelhecimento, tornando possível recuperar volume  facial e corporal, de maneira sutil e natural. As áreas com maior aplicação são: rosto, tronco e membro).
A bioplastia diferente do botox não paralisa o músculo, portanto pode ser usada para correção de sulco que vai do nariz ao canto da boca onde a ação muscular é importante e não pode ser abolida. Tem caso em que a bioplastia pode ser usada como coadjuvante do BOTOX ( rugas são muito antiga e profundas). 
Um procedimento pouco invasivo, realizado com anestesia local em ambiente ambulatorial, sem internação ou afastamento do trabalho e com resultados imediatamente visíveis apos o procedimento de bioplastia.
"O preenchimento é aplicado com microagulhas, muito finas e com mínima dor. Depois da aplicação que dura cerca de 10 minutos, o paciente está liberado para voltar às atividades habituais. Recomenda-se evitar atividades vigorosas no dia da aplicação."


Bom, esse é um assunto que vou estudar mais e depois enviarem post detalhado com fotos e videos. Um assunto que muito me interessou e penso que a você também né?
Botox®:

O Botox é um dos procedimentos mais usados para amenizar rugas e linha de expressão. ele age paralisando o músculo temporariamente.Ele é injetado  por uma agulha muito fina  no local onde está aparecendo as rugas e linha de expressão, com o enfraquecimento do músculo a pele fica relaxada e então as rugas na área  que foi aplicado o botox são suavizadas e frequentemente desaparecem.O Botox é uma botulínica tipo A  produzida pela bactéria Clostridium botulinum como essa bactéria é muito potente no caso da estética são usados poucas quantidades que não tem perigo de se espalha pelo organismo. Só para vocês terem uma idéia : a quantidade usada para fins estéticos são de 25 a 50 unidades e o que faz mal para nós seres humanos é de 3000 unidades. As áreas para o uso desse procedimento são as da testa (rugas frontais), os famosos pés- de- galinha (periorbitais) e entre as sobrancelhas (glabela) podem ser usados em outras áreas também como pescoço, canto da boca, sulcos ...Os resultados são visíveis e aparecem em 2 a 3 dias com estabilidade em 10 a 14 dias e duração de mais ou menos 4 a 6 meses sendo 4 a 5  meses para o músculo começar a se movimentar e 6 meses para acabar o efeito total do botox e daí sim se precisar pode ser feita uma outra aplicação no paciente.Quanto mais frequente as aplicações do botox (quando necessário) mais durabilidade ou seja os músculos ficam mais fracos.Também tem casos raros de pacientes que acabam apresentando um efeito vacina ou seja o botox passar a não ser mais eficiente, mas devido a isso já está sendo  usado nos EUA a Toxina Tipo B - Myobloc , para ser usada nestes pacientes.Aqui no Brasil ainda não foi liberado eu acho não sei ao certo.


A toxina botulínica tipo A é liberada pelo FDA ( controle de medicamentos) americano, e pelo Ministério da Saúde Brasileiro, como paralizador muscular e usado por médicos treinados não apresenta complicações.

Depois eu vou postar falando apenas sobre "BOTOX" porque o assunto é bem expansivo.

Lifting : 

Embora as medidas clínicas alcancem bons resultados nos tratamentos estéticos da face, como por exemplo o botox® e os peelings, a flacidez da pele e músculos muitas vezes não possui um resultado plenamente satisfatório com o uso dessas medidas clínicas. Portanto, a cirurgia de Lifting facial, que é o levantamento cirúrgico da face, continua sendo amplamente utilizada.
O lifting pode ser realizado em toda a face, utilizado para corrigir a flacidez tanto da face como do pescoço, ou apenas na testa, para tratar as rugas da testa e elevar a sobrancelha.
Flacidez da pele do pescoço, queda da pele sob a mandíbula, sulcos profundos do nariz até a boca, formação de um triângulo de flacidez na maçã do rosto, flacidez da pele da face, são indicações para o lifting facial completo. Esse procedimentos são mais indicados na faixaetaria dos 40 a 60 anos.
Rugas da testa e queda da sobrancelha são indicações para o lifting da testa. O lifting da testa tem sido reservado para casos mais avançados, porque o botox® tem apresentado resultados muito bons para os casos mais leves, inclusive obtendo um pequeno efeito lifting.
Como em qualquer operação, há riscos associados com a cirurgia e complicações específicas associadas com este procedimento. O lifting da face pode ser executado sob anestesia local e sedação ou anestesia geral, depende da extensão do procedimento e das preferências do paciente e do cirurgião. As cicatrizes normalmente não são muito perceptíveis, mas existem. O cirurgião tem o cuidado de escondê-las próximas das orelhas e em regiões que podem ser disfarçadas pelo cabelo. Podem ocorrer hematomas, e problemas de cicatrização principalmente em fumantes.
Nas primeiras 24 horas após a cirurgia o rosto apresenta-se inchado e pode haver dor, sintoma controlado com o uso de analgésicos prescritos pelo cirurgião. Edema e equimoses podem estar presentes. Os curativos são removidos de 1 a 5 dias, e os pontos de 5 a 7 dias. As atividades físicas deverão ser evitadas por 3 a 4 semanas.

Fio Russo:

 O Fio Russo é assim chamado, porque seu inventor foi um Cirurgião Russo. É utilizado para o tratamento da flacidez da pele facial sem a necessidade de cirurgia. Assim se obtém um lifting dos tecidos.O Fio Russo é uma nova alternativa à cirurgia plástica da face (lifting) para o tratamento da flacidez da pele que se instala com o envelhecimento.
O Fio Russo é um fio de polipropileno de dupla convergência, ou seja, com uma espécie de garras em sentido duplo, que é colocado no tecido flácido e consegue manter um grau de sustentação. O Fio Russo não é degradável, é biocompatível e tem uma forte resistência, sendo infrequentes as reações alérgicas.
O fio é colocado no tecido flácido, na parte da gordura, através de um guia. Após a sua colocação, os tecidos são tracionados para cima segurando a extremidade do fio impedindo que ele se mova, e assim o fio fica preso sob a pele sem deixar cicatriz. O próprio fio promove de imediato uma sustentação do tecido e com o tempo ocorre a formação de tecido novo que irá fortalecer a sustentação. O número de fios colocados depende das áreas tratadas e do grau de flacidez, podendo variar de 2 até 14 fios.
O fio russo pode ser colado para tratar a flacidez do terço médio e inferior da face, da sobrancelha, e do pescoço. A colocação deve ser realizada em ambiente propício, com técnicas de assepsia e sob anestesia local, podendo ou não o paciente ser sedado por um anestesista. O paciente retorna para casa imediatamente após o procedimento, e deve evitar rir e falar demasiadamente nos primeiros dias. Pode ocorrer um pouco de edema e equimoses e por cerca de trinta dias pode-se sentir a presença do fio. O resultado é visto logo após a colocação, mas o processo de melhora é gradual.
 As pessoas com flacidez da pele facial e do pescoço a partir dos 30 / 40 anos de idade, que querem controlar a flacidez, podem se utilizar do Fio Russo como opção a cirurgia tradicional de lifting, que pode ficar para uma idade mais avançada. A técnica Fio Russo tem vantagens adicionais para determinadas situações , por exemplo pessoas com Grave Flacidez de face, com cardiopatias, diabetes ou idade avançada que gostariam de se submeter a um Lifting da Face Cirúrgico, mas tem contra-indicação da cirurgia por causa dos problemas clínicos. Estas pessoas podem se submeter ao Fio Russo , porque é um procedimento com anestesia local e muito menor do que a cirurgia. Pessoas com grave flacidez de pele, que poderiam se submeter a cirurgia de Lifting, mas não se encontram estimuladas para se submeter a um procedimento cirúrgico acabam por optar pelo Fio Russo pela maior facilidade. Pessoas com todos os tons de pele, clara, oriental, morena ou negra,podem se submeter ao procedimento de Fio Russo porque não provoca cicatriz. Atualmente associamos ao Fio Russo a técnica de Bioplastia, também minimamente Invasiva, com bons resultados. A Bioplastia realça a Beleza, e consegue rejuvenescimento, e graus adicionais de flacidez podem ser tratados complementarmente com alguns poucos fios- russos.
Bom, são inúmeras técnicas utilizadas basta você saber que antes de tudo devemos procurar por um bom profissional e esclarecer suas dúvidas excepcionalmente sobre o tratamento que deseja realizar. Espero que tenha ajudado a esclarecer um pouco sobre estética facial! valeu até a próxima!



Veja algumas fotos dos meus trabalhos faciais:


Agende uma avaliação sem compromisso!!! Preço da Seção a partir R$85,00.Desconto de 10%  trazendo uma indicação! trazendo 5 indicação ganhe 50%. Fechamento de pacote com 10 sessões desconto de 10% com parcelamento em até 4 vezes.Aproveite!!